Saturday, December 14, 2013

Sobre qualidade


A qualidade de um software é um feito técnico, e é diretamente proporcional à qualidade das pessoas trabalhando nele. Melhorar nossa qualidade como desenvolvedor é a maneira mais efetiva de melhorar a qualidade dos nossos projetos.

Minha impressão é que quando as coisas não saem tão bem como poderiam, temos a tendência muitas vezes de achar que precisamos de um processo bem definido, de ferramentas melhores, de uma linguagem melhor, e não nos damos conta de que talvez o problema seja que simplesmente não estamos sendo bons desenvolvedores.

Perto do impacto de uma implantação de um processo de desenvolvimento, uma melhora na qualidade dos desenvolvedores causa um impacto muito maior na qualidade do software sendo desenvolvido.

Essa melhora que buscamos para nós mesmos. E essa busca que sonhamos inspirar em todos os desenvolvedores que venham a ler esse blog.

O que podemos fazer para melhorar?


Existem várias maneiras para se melhorar como desenvolvedor. O resumo delas é: mantenha-se curioso, mas não perca demais o foco. Isto é, aprenda coisas novas, mas não se deixe sempre levar pela onda de novidades -- às vezes, vale a pena investir em ideias e tecnologias velhas.

Caso esteja com poucas ideias sobre o que fazer para melhorar sua qualidade como desenvolvedor, aqui vão algumas:

  1. Leia um livro técnico; insista em ir até o fim. Pode ser sobre qualquer assunto, mas caso esteja na dúvida, pegue um livro sobre uma tecnologia que você esteja usando no trabalho. É importante dominar as ferramentas que você está usando, e livros técnicos são uma boa maneira de economizar tempo arrumando problemas e pesquisando soluções mais tarde.
  2. Caso ainda não esteja muito a vontade com inglês, aprenda inglês o suficiente para ler um livro técnico com boa compreensão. É bom estar confortável lendo livros e não ficar apenas com o conhecimento básico de inglês para “adivinhar” o manual técnico.
  3. Participe em uma comunidade online -- fóruns, listas de e-mail, StackOverflow. Faça perguntas. Responda outras. Participe em discussões pseudo-“inúteis”, ouça o que os outros pensam e tenha o bom senso de deixar a discussão quando apropriado. Sua capacidade de trabalhar bem com outras pessoas é o que faz ou destrói sua carreira. Humildade, respeito e confiança são valores a serem cultivados para um time de sucesso. Portanto, pratique a comunicação! =)
  4. Faça um curso massivo online, como os disponíveis no Coursera ou Udacity -- existem cursos sobre diversos assuntos e em vários níveis, que abrangem desde os fundamentos até áreas mais específicas.
  5. Aprenda linguagens diferentes. Rejeite a linguagem que você odeia com propriedade (isto é, descubra precisamente o que é que incomoda tanto), e sempre lembrando que outras pessoas podem ser muito bem sucedidas com ela. Curta a sua linguagem favorita da mesma forma, conhecendo as vantagens e desvantagens, e aprenda como lidar com as desvantagens.
  6. Pratique programação em pares. Faça isso com programadores mais experientes e com menos experientes também. Aprenda com todo mundo.
  7. Pratique programação sozinho também. Faça programas só por fazer, reinvente a roda só porque você pode, crie alternativas a softwares que você conhece e acha que pode fazer melhor. É saudável se divertir fazendo programas mesmo que pareçam inúteis. Mas pode não ser saudável tentar inseri-los na empresa que você trabalha, portanto, proceda com cautela.

Quando estiver fazendo qualquer uma dessas coisas, lembre-se que a sua intenção e sua atenção que farão a diferença. Para ter os bons resultados, certifique-se da sua intenção de melhorar e de dispensar a atenção necessária para a tarefa: são os únicos ingredientes indispensáveis, e quanto mais deles melhor. =)

E à medida que você melhora, o trabalho de desenvolver fica cada vez mais gratificante e prazeroso. Vale a pena investir na sua qualidade, melhorar a si mesmo e ajudar quem está perto de você a melhorar também.


Foram inspirações para esse post:

Valeu pela revisão, Zé e Penkal.

No comments:

Post a Comment